Problema Resolvido… Para A Falta de Professores🙄 – Acordo com Portugal pretende acelerar validação de diplomas

Acordo com Portugal pretende acelerar validação de diplomas | Agência Brasil (ebc.com.br)

O ministro da Educação, Camilo Santana (Brasil), disse hoje (23) que um acordo assinado com Portugal vai facilitar o reconhecimento de diplomas de ensino fundamental e médio naquele país.

O acordo foi assinado nesse sábado (22) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante viagem oficial ao país. Trata-se de um complemento ao Tratado de Amizade celebrado entre os dois países em 22 de abril de 2000, sobre equivalência de estudos no Brasil (ensino fundamental e médio) e em Portugal (ensino básico e secundário).

De acordo com Santana, que está na comitiva presidencial em Lisboa, o acordo pretende desburocratizar a tramitação do processo de reconhecimento dos estudos de brasileiros que moram em Portugal e de portugueses que moram no Brasil.

Atualmente, segundo o ministro, cerca de 5 mil processos estão em tramitação na embaixada brasileira para reconhecimento de estudos. Entre as medidas para acelerar os pedidos estão o reconhecimento automático e a tramitação eletrônica (online) dos processos.

“Isso vai facilitar. O mesmo ano equivalente no Brasil será reconhecido aqui [em Portugal] automaticamente”, afirmou.

Durante entrevista, o ministro da Educação também disse que o governo brasileiro pretende retomar um acordo para formação de professores em Portugal.

“Queremos retomar a formação de professores brasileiros em Portugal. Temos centenas de acordos com universidades brasileiras e portuguesas, e também a revalidação de cursos de nível superior. Vamos discutir e ver se na próxima reunião de cúpula , no ano que vem, a gente possa tratar dessa questão”,

 disse.
Total
0
Shares
Comments 2
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prev
Aviso de Concursos 2023/2024

Aviso de Concursos 2023/2024

Aviso de Concursos 2023/2024 (vozprof

Next
Governo não espera pelo PR

Governo não espera pelo PR

 Professores: Governo não espera por Marcelo e fixa só 2041 vagas para os

You May Also Like
Total
0
Share