COMUNICADO DIREÇÃO NACIONAL do S.TO.P.

Face aos recentes acontecimentos e publicações que envolvem o nome do S.TO.P. a Direção do S.TO.P., reunida no dia 11 de julho, vem rejeitar cabalmente qualquer ligação deste sindicato a partidos ou movimentos políticos, seja o MAS, o MUDAR, ou qualquer outra força política existente ou futura.

O S.TO.P. não autorizou a utilização das imagens, vídeos ou outros registos de ações sindicais do S.TO.P. na promoção de qualquer partido, pelo que não se revê, nem nunca se reverá, na utilização de registos alusivos ao S.TO.P. por qualquer força político-partidária. O S.TO.P. rejeita a colagem de qualquer movimento ou partido político à grande luta dos Profissionais da Educação.
O S.TO.P. é e continuará a ser apartidário, tal como define claramente os seus estatutos.

Os aspetos da vida extra-sindical ou pessoal de cada dirigente ou sócio do S.TO.P. apenas dizem respeito a cada pessoa e não ao sindicato. A Direção reconhece o direito ao posicionamento político dos seus membros, porém, não aceita que haja imiscuidade entre o S.TO.P. e tomadas de posições políticas, assunção ou pretensão a posições políticas de cargos por parte dos membros da Direção.
Cabe ao ainda coordenador do S.TO.P., André Pestana, o esclarecimento cabal das acusações que lhe são feitas pelo MAS aos PE que confiam no trabalho do S.TO.P. Os órgãos dirigentes do S.TO.P. reservam-se o direito de agir em conformidade com os estatutos do sindicato, colocando sempre em primeiro lugar a luta dos Profissionais de Educação pela dignidade e valorização da Escola Pública.

11 de julho de 2023,

Os Órgãos Dirigentes do S.TO.P.