Decreto ainda a ser negociado entre Marcelo e Costa

Professores. Novo decreto ainda a ser negociado entre Marcelo e Costa (dn.pt)

O ministro da Educação declarou-se esta sexta-feira oficialmente fora das negociações com os sindicatos sobre o novo decreto governamental das carreiras dos professores. O diploma foi vetado pelo Presidente da República (PR) na quarta-feira e na quinta-feira foi revelado pelo Governo que as alterações estavam a ser alvo de uma direta entre o primeiro-ministro (PM) e o PR.

A Federação Nacional da Educação (FNE) reuniu esta sexta-feira em Lisboa com o ministro da Educação, João Costa, e sobre as alterações feitas pelo Governo ao decreto vetado pelo Presidente nada ficou a saber. “(O ministro) não avançou mais do que é agora a relação entre os dois palácios, o Palácio de São Bento e o Palácio de Belém”, relatou Pedro Barreiros, secretário-geral da FNE, à saída do encontro.

Já na quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, tinha recusado detalhar as alterações ao diploma na conferência de imprensa do Conselho de Ministros e, apesar das expectativas dos professores, a posição do ministro da Educação na sexta-feira não divergiu. “Saímos daqui sem saber mais do que aquilo que sabíamos quando entrámos. O que sabemos é que não vamos desistir de querer ser envolvidos neste processo”, sublinhou Barreiros.

Mário Nogueira, da Fenprof, também esteve com o ministro da Educação e no final declarou o mesmo que o dirigente da FNE. “Está em curso uma conversação entre o primeiro-ministro e o Presidente da República” e, na sequência dessa articulação, poderão ou não ser convocados processos negociais com vista à recuperação do tempo de serviço. “Da nossa parte, nem nos passa pela cabeça que as alterações não levem à recuperação do tempo de serviço e ao fim da discriminação entre o continente e as regiões autónomas, até porque foi isso que o Presidente da República recomendou no texto que enviou ao Governo”, acrescentou Mário Nogueira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prev
Professores: Costa acertou solução com Marcelo

Professores: Costa acertou solução com Marcelo

Governo coloca no preâmbulo da lei dos professores uma abertura negocial futura

Next
Afinal Havia Outra Verdade…

Afinal Havia Outra Verdade…

Quem Foi Que Disse Que As Escolas Iam Fechar Na Semana De 14 A 18 De Agosto?

You May Also Like
Total
0
Share