Governo pisca o olho a novos professores e apela à contenção dos antigos

Incentivos para fixar professores em Lisboa e no Algarve e atrair outros para a profissão. As novidades reveladas no “CNN Town Hall” – CNN Portugal (iol.pt)

Para o ministro João Costa, que garantiu ter condições para se manter no cargo, a Educação foi uma “casa muito desarrumada durante várias décadas”, mas o Governo está a tentar fazer a sua parte. Tanto que, apesar da contestação da classe, quer que mais profissionais se possam juntar a esta casa.

Aos sindicatos, deixou o apelo para que se foquem no que importa, “os alunos”, garantindo um novo ano letivo mais estável, enquanto as negociações com a tutela avançam. “Aprovámos um acelerador das carreiras, que abrange estes professores que tiveram a totalidade do congelamento a afetar a sua carreira”, exemplificou.

O Governo, revelou, está a trabalhar em medidas para conseguir fixar professores nas regiões de Lisboa e do Algarve, inclusive com incentivos para a habitação, cujo custo e oferta são mais problemáticos nestas áreas, afastando potenciais interessados.

Mas a lista de medidas em estudo, “para trazer mais jovens para a profissão”, não fica por aqui. O executivo está a trabalhar para alargar a base de formação dos professores do ensino básico. “Até aqui, só podiam frequentar os mestrados nesta área quem tivesse a licenciatura em educação básica, deixando de fora outras formações igualmente relevantes”, explicou.

Mas quer também que profissionais com mestrados ou doutoramentos, com vontade de ser professores, possam chegar mais rapidamente a esta carreira. “Não vamos obrigar estes adultos a começar a sua formação desde o início”, disse.

“Esta proposta legislativa prevê o desenvolvimento de programas de formação mais intensos e mais curtos na componente pedagógica, podendo ser desenvolvidos quando estes candidatos a docentes já estão a lecionar”, concretizou.

Porque, para o futuro, há uma garantia: “vai haver muito emprego para quem quiser ser professor”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prev
“Casos de violência são pontuais, os professores não são aquilo e também não são quem usa aqueles cartazes”

“Casos de violência são pontuais, os professores não são aquilo e também não são quem usa aqueles cartazes”

Ministro da Educação anuncia futuros incentivos para atrair professores para

Next
Portal das Matrículas: Não Consegue Avançar? O Problema Não É Seu! É Geral!

Portal das Matrículas: Não Consegue Avançar? O Problema Não É Seu! É Geral!

Até à hora em que este artigo foi publicado, inúmeros encarregados de educação

You May Also Like
Total
0
Share