Resultados da Sondagem: “Telemóveis na Escola – Sim ou Não?” + Artigos + Observações

Esteve aberta até ao dia de hoje a sondagem “Telemóveis na Escola – Sim ou Não?”, apresentando um resultado onde a maioria das pessoas que participaram na pesquisa optou por responder “Não“.

  • Não (85,96%): A opção “Não” recebeu uma esmagadora maioria de votos, com 85,96% das pessoas concordando que os telemóveis não devem ser permitidos na escola. Isto representa 349 dos votos totais.
  • Sim (14,04%): A opção “Sim” obteve uma percentagem muito menor de votos, com apenas 14,04% das pessoas concordando que os telemóveis devem ser permitidos na escola. Isto corresponde a 57 votos.

O telemóvel em ambiente escolar, as desvantagens apontadas durante a sondagem.

Existem várias razões pelas quais os telemóveis podem ser considerados prejudiciais em ambientes escolares, de acordo com estudos e argumentos frequentemente citados:

  1. Distração: Os telemóveis podem ser uma grande fonte de distração para os alunos durante as aulas. Notificações de mensagens, redes sociais e jogos podem interromper o foco dos alunos nas atividades de aprendizagem.
  2. Baixo desempenho escolar: Alguns estudos sugerem que o uso excessivo de telemóveis durante as aulas está associado a um desempenho escolar inferior.
  3. Bullying e Ciberbullying: Os telemóveis podem ser usados para praticar bullying e ciberbullying, o que pode causar danos emocionais significativos aos estudantes. Mensagens ofensivas, ameaças e assédio podem ocorrer por via de telemóveis.
  4. Questões de segurança: O uso de telemóveis em escolas também pode levantar preocupações de segurança. Os telemóveis podem ser usados para coordenar atividades de fraude em testes, partilhar informações não autorizadas e até mesmo tirar fotos ou vídeos sem permissão.
  5. Problemas de saúde mental: O uso excessivo de telemóveis, especialmente nas redes sociais, é associado a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e isolamento social entre os jovens.
  6. Interrupções nas interações sociais: O uso constante de telemóveis pode prejudicar as habilidades sociais dos estudantes, reduzindo a interação face a face e a capacidade de comunicar pessoalmente.

Também, em alguns comentários de grupos de Facebook, a sondagem recebeu alguns comentários de que os telemóveis podiam ser uma mais valia para a aprendizagem, com recursos ‘online’, acesso a plataformas, inovação em sala de aula, etc…

Alguns artigos a consultar.

Deixo, alguns artigos, que recomendo ler relativamente a este assunto de modo a fazerem as vossas observações.

Sem telemóveis na escola: “Foi quase como se tivesse tido autorização para brincar” | Reportagem | PÚBLICO (publico.pt)

Sem telemóveis na escola: “Foi quase como se tivesse tido autorização para brincar”
O número de escolas a proibir o uso de telemóveis, para evitar que os alunos passem os intervalos agarrados ao ecrã, está a crescer. Como se está a pôr a restrição em prática?

Sem telemóveis na escola: “Foi quase como se tivesse tido autorização para brincar”
Rodrigo, aluno do 6.º ano de escolaridade, tem passado as últimas semanas mais leve, menos tenso, menos ansioso e mais focado. Até já se esquece do telemóvel, que antes era um vício. É o próprio a dizê-lo. Levanta o braço efusivamente, como aprendeu na escola, para nos contar que, desde que o uso dos telemóveis foi proibido em todo o recinto escolar, tem brincado mais… Joga mais à bola, corre, conversa e convive mais com os colegas. Agora que desligaram, sentem-se mais ligados. O resto da turma assente com a cabeça em concordância –​ essa também é uma verdade para eles.

PS chumba limitações aos telemóveis nas escolas, mas recomenda estudo ao Governo | Telemóveis | PÚBLICO (publico.pt)
“Não pode haver um decreto a proibir os telemóveis nas escolas” – Atualidade – SAPO 24

O telemóvel não deve ser “um intruso”, mas é preciso haver regras — e os adultos, a começar pelos pais, têm um papel fundamental. Como e quando o usar é uma decisão que cabe aos estabelecimentos de ensino e não ao Ministério da Educação, defendem as escolas. O debate não é novo, mas está longe de concluído.

“Velhos hábitos” regressaram a escola de Lourosa após proibição de telemóveis – CNN Portugal (iol.pt)

Numa escola de Lourosa, há sete anos que os telemóveis são proibidos. Os resultados estão à vista, tanto no clima escolar como nos resultados académicos, e o barulho voltou ao recreio.

Telemóveis nas escolas: proibir ou moderar? | DECO PROTeste
Uso de Telemóveis e Manuais Digitais nas Escolas – É Ou Não É? – O Grande Debate – Informação – Entrevista e Debate – RTP
Escolas. ″O telemóvel não pode ser um intruso, tem de ser um convidado″ (dn.pt)
Telemóvel nas escolas? Proibição é aposta cada vez mais comum – SIC Notícias (sicnoticias.pt)

Numa escola em Oeiras, os telemóveis devem permanecer nas mochilas durante as atividades letivas. Só podem ser usados em casos urgentes, como para falar com os pais. O objetivo é combater o isolamento entre as crianças.

Escolas sem telemóveis. Alunos mais atentos nas aulas e felizes no recreios (rtp.pt)

 A decisão foi tomada há sete anos. Hoje é praticamente unânime que os alunos estão mais atentos nas aulas e mais felizes no recreio.

Sem telemóveis, os recreios ganharam vida (vozprof.com)
Os miúdos estão ok? Cada vez mais escolas banem os telemóveis a pensar na saúde dos alunos (e não há revolta nem de pais nem de filhos) – Observador

Ministro não quer banir telemóveis com base em achismos e Conselho de Escolas já está a trabalhar num parecer. De norte a sul, cada vez mais comunidades educativas concordam em erradicar smartphones.

Porque sou a favor da total proibição do uso de telemóveis em escolas, ATLs – Raquel Varela (vozprof.com)
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