Para os utilizadores que possuem portáteis fornecidos pelo programa Escola Digital, a recente suspensão de atividades da OpenDNS em Portugal e França terá um impacto significativo na utilização desses dispositivos. Estes portáteis dependem diretamente da plataforma OpenDNS para a resolução dos pedidos DNS, o que significa que esta mudança afetará a conectividade à internet.
Este problema está associado ao serviço “Umbrella Roaming Client”, que é o cliente DNS utilizado pela OpenDNS. Para restabelecer a conectividade adequada dos portáteis, é necessário desativar este serviço.
Para tal, segue estes passos no Windows:
- Acede ao menu inicial e pesquisa por “Serviços”.
- Abre a aplicação “Serviços” que aparecerá nos resultados da pesquisa.
- Na lista de serviços, localiza “Umbrella Roaming Client”.
- Clica com o botão direito do rato sobre este serviço e seleciona “Propriedades”.
- Na janela que se abrirá, altera o “Tipo de arranque” para “Desativado”.
- Se o serviço estiver em execução, clica no botão “Parar” para interrompê-lo.
Em segunda opção, basta desinstalar diretamente o “Umbrella Roaming Client”, conforme se desinstala um programa normalmente.
Este procedimento garantirá que o portátil consiga conectar-se à internet sem problemas relacionados com a resolução de DNS.